Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Trabalho e Desenvolvimento Profissional

Início do conteúdo

Visita a Casa do Artesão

Publicação:

Três homens e três mulheres reunidos para uma foto
Divulgação

O Secretário Hamilton Sossmeier, da Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda, Realizou na tarde desta quarta-feira, 25/05, juntamente com o Presidente da FGTAS, Rogério Grade, a primeira-dama do Estado, Sônia Vieira e técnicos da FGTAS, uma visita à Casa do Artesão de Porto Alegre.

Na ocasião, o Secretário e a primeira-dama tiveram a oportunidade de conhecer melhor o belo trabalho realizado pelo Programa Gaúcho de Artesanato (PGA) da Fundação Gaúcha de Trabalho e Assistência Social (FGTAS).

O PGA incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio a comercialização. É responsável pela emissão da Carteira de Artesão, que viabiliza a isenção de ICMS para a circulação de produtos, a emissão de notas fiscais e a exportação de produtos como pessoa física, além da participação de exposições e feiras para comercialização dos produtos.

Ao todo, o Programa conta com 17 Casas do Artesão no RS, que consistem em espaços de exposição, comercialização e de ponto de apoio e incentivo aos novos artesãos.

Durante a visita, a primeira-dama entregou o convite da solenidade de lançamento da Campanha do Agasalho ao secretário, diretores, coordenadores e às artesãs, que expõem e comercializam seus produtos na Casa do Artesão de Porto Alegre. A cerimônia será realizada, amanhã, quinta-feira, 26 de maio, no Palácio Piratini.

Também acompanharam a visita os coordenadores do Departamento de Promoção e Desenvolvimento Social (DPDS), Denis Costa, e do PGA, Luciana Pêss.

Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional